Contato ODIN
E-mail:
WhatsApp:
De Sobral
A educação inclusiva é uma maneira de ensinar que acolhe e adapta-se às características individuais de cada aluno, garantindo que todos tenham a oportunidade de aprender e participar plenamente, independentemente de suas diferenças. Em resumo, é um modelo educacional que busca a inclusão de todos, reconhecendo a singularidade de cada estudante. Mas você sabe como funciona esse tipo de metodologia acadêmica na prática e como ela pode transformar sua instituição de ensino? Afinal, aprender, desenvolver suas capacidades e ser incluído, de fato, na sociedade é um direito de todos. E é dentro deste contexto que a educação inclusiva atua, transformando a escola em um espaço de integração entre o ensino regular e o ensino especial. Afinal, seguir com os modelos tradicionais de escolas separadas acaba sendo um retrocesso quando se pensa na melhoria do aprendizado, promoção da diversidade e respeito às diferenças. Ou seja, a escola inclusiva acaba sendo uma forma de melhorar a educação para todos, gerando resultados positivos que impactam vários outros fatores da sociedade.
Para explicar ainda melhor o que é educação inclusiva, é necessário colocar esse modelo em comparação com o sistema de educação especial. Enquanto o ensino inclusivo é uma modalidade de ensino em que todas as pessoas participam da escolarização, a segunda é um modelo que compreende desenvolver as habilidades das pessoas com deficiência. Ou seja, no modelo inclusivo a educação especial é dissolvida dentro da escola regular, transformando-a em um espaço de convívio entre todos, considerando que qualquer aluno pode vir a ter necessidades especiais em seu processo de aprendizado.
Mario Sergio Cortella é um filósofo, escritor, educador e professor brasileiro. Cortella é conhecido por suas contribuições na área da educação e filosofia, sendo um dos pensadores contemporâneos mais influentes do Brasil.
Cortella tornou-se conhecido do público em geral por suas participações em programas de televisão, rádio e por suas palestras, nas quais aborda temas como ética, cidadania, educação e gestão. Sua comunicação acessível e suas reflexões sobre a sociedade contemporânea o tornaram uma figura respeitada e reconhecida no cenário brasileiro.
Ele possui uma longa trajetória acadêmica, tendo obtido seu doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e também é mestre em Teologia pela Faculdade Nossa Senhora da Assunção. Além de sua atuação acadêmica, Cortella é autor de diversos livros nas áreas de filosofia, educação, ética e gestão.
As palestras de Cortella oferecem uma experiência enriquecedora, promovendo reflexão e crescimento.
Cláudio Thebas é um educador, escritor e palhaço brasileiro. Ele é referência na educação da escuta como elo de conexão humana e é pós-graduado em Pedagogia da Cooperação. Cláudio Thebas é fundador do Laboratório de Escuta e Convivência e da InPutz Cultura Colaborativa. Ele é criador de diversos projetos de transformação social e com reconhecido trabalho de humanização do ambiente corporativo.
Cláudio Thebas é autor de diversos livros, com foco em relacionamento e convivência, que já venderam mais de 1.000.000 de exemplares em 4 países. Ele também realiza palestras e oficinas sobre escuta, acolhimento, coragem, comunicação não violenta e linguagem do palhaço.
A educação inclusiva não apenas abre portas, ela constrói pontes que conectam todas as crianças, independentemente de suas diferenças, para um futuro mais justo e igualitário.
A inclusão escolar não é uma prática exclusiva em outros países. Ela pode ser implementada e totalmente acessível para a sociedade brasileira, desempenhando um importante papel na construção de um futuro mais humano, mais justo e mais inclusivo.
A inclusão escolar não é uma prática exclusiva em outros países. Ela pode ser implementada e totalmente acessível para a sociedade brasileira, desempenhando um importante papel na construção de um futuro mais humano, mais justo e mais inclusivo.
O ensino integral é uma abordagem educacional que vai além do tradicional período de aulas, buscando proporcionar uma experiência mais completa aos alunos. Ele inclui: